quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Aumento de passagens no DF? Pra quê???

Qual não foi minha surpresa, hoje, ao ouvir, em uma rádio de notícias daqui do DF, uma entrevista com o Secretário de Transportes do DF, Alberto Fraga, e com um Especialista em Transportes Multimodais.

Durante a entrevista, o Sr. Fraga disse que apresentou um projeto ao Governador, solicitando um aumento nas tarifas de dois modais - ônibus e metrô -, alegando que seus valores encontram-se congelados há muito tempo, e estão defasados em relação aos custos apresentados pelos operadores destes serviços

Que estão defasados, concordo plenamente! Mas não para baixo! Eles estão defasados para cima, isto sim!!! É um absurdo cobrar, por exemplo, uma tarifa de R$ 3,00 para quem vai se deslocar da Ceilândia até a Rodoviária do Plano Piloto, em um trecho de pouco mais de 35km. Como consequência disto, é muito comum vermos carros rodando vazios, já que ninguém utiliza estas linhas para realizar percursos menores (de Ceilândia a Taguatinga Norte, por exemplo). Só quem se utiliza destas linhas para percursos menores são os desavisados, que não conhecem o sistema de transporte coletivo local, ou aqueles que se encontram em situação de extrema urgência.

Há alguns vários anos, no Rio de Janeiro, ocorreu uma situação similar: a linha 390 - Sepetiba x Passeio, que percorria um trecho de aproximadamente 70km até o Centro da Cidade, cobrava uma tarifa diferenciada (quase 100% maior que a Tarifa Básica cobrada à época no Município). O Executivo local publicou uma Lei, estabelecendo que TODAS as linhas municipais deveriam possuir tarifa única, sem qualquer tipo de distinção. A empresa que operava esta linha do exemplo chiou, esperneou, tentou, por todos os meios, que a lei fosse revogada, mas não obteve qualquer sucesso.

A lei entrou em vigor, a empresa se viu obrigada a reduzir sua tarifa, e sabem o que aconteceu com seu faturamento? AUMENTOU VERTIGINOSAMENTE!!! Por quê??? O aumento foi decorrente justamente dos novos usuários que surgiram, para os trechos intermediários, e que, antes, não faziam uso desta linha, por ela possuir uma tarifa muito maior que a Municipal Básica. Antes disto, só se utilizavam desta linha os usuários que embarcavam no coletivo em seu ponto final, e em mais alguns pontos ao longo de uns 6 ou 7km distantes deste. Depois disto, o carro só parava para desembarque, nas proximidades do outro ponto final.

Então, este é um exemplo que deveria levar o GDF a refletir bastante sobre a real necessidade do aumento de tarifas neste momento, principalmente em relação às linhas que ligam as "Satélite" ao Plano Piloto. Não seria o caso, na verdade, de REDUZIR o valor destas???


Senso+Crítico

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