sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Da Esperança Para Dentro da Ordem

Esta entrevista de Lincoln Secco, professor de História da USP, militante petista de longas datas, confirma o que dissemos no post abaixo. Sua obra, que tentou reconstruir, de forma imparcial, a história do PT, gerou-lhe transtornos diante do partido, submetendo-o a críticas por sua imparcialidade. 

Este trecho segue diretamente ao ponto citado:
ÉPOCA – O senhor admite, como seu colega de academia André Singer, que o PT não traz grandes novidades ao percurso normal da política brasileira nem é um partido revolucionário?
Secco – O PT é um partido que transitou da esperança de que seria contra a ordem para o interior dela. E isso traz duas novidades: a primeira é que ele se tornou em boa medida igual aos demais; a segunda é que, apesar disso, os outros não o aceitam plenamente no jogo, exceto por oportunismo. Veja as alianças: o PT é o partido ideológico da esquerda moderada e o PSDB da direita moderada. O DEM também é ideológico. Mas como disse FHC, eles são a vanguarda do atraso. O PT puxa um partido ônibus (PMDB), uma legenda morta-viva (PDT pós-Brizola) e uma legenda de aluguel de luxo (PSB).

http://revistaepoca.globo.com/Brasil/noticia/2012/10/lincoln-secco-imagem-do-pt-continuara-se-desgastar.html


Senso+Crítico

Nenhum comentário: